Graças à iniciativa da Rede Igrejas e Mineração, a Carta Pastoral do CELAM: Discípulos Missionários Custodios da Casa Comum, está agora apresentada em 22 programas radiofônicos. Uma carta inspirada na Encíclica Laudato Si, que é um apelo urgente para cuidar e defender este planeta Terra que é a criação de Deus.

Os bispos do CELAM dizem: “Pela presente Carta Pastoral, os bispos latino-americanos, em comunhão com o papa Francisco, querem entrar em diálogo com todos acerca da nossa casa comum e, especialmente, sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta”, o que implica «buscar juntos caminhos de libertação que levam à verdadeira sabedoria e a abordagem de respostas integrais”.

O atual Presidente do CELAM, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, nos convida a usar este valioso material didático: «Encorajo as diversas instâncias pastorais de nossa Região a usar este valioso material em seu trabalho educativo e evangelizador. Que as vozes das comunidades que buscam alternativas de vida digna sejam ouvidas e bem acolhidas por todos, cristãos e não cristãos, conforme é requerido pela Carta Pastoral do Celam».

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE RADIAL
“CUIDEMOS DA NOSSA CASA COMUM”

A série radiofônica “Cuidemos da nossa Casa Comum”, inspirada na Carta Pastoral do CELAM “Discípulos missionários custódios da casa comum: Discernimento à luz da encíclica Laudato Si”, agora apresentada, coloca uma ênfase especial no tema das indústrias extractivas, mas ao mesmo tempo aborda os vários aspectos que correspondem a uma visão global de uma ecologia integral, para uma autêntica conversão ecológica, como um ato de justiça para com a Casa Comum e as gerações futuras.

O Papa Francisco nos diz: “Nós amamos este magnífico planeta onde Deus nos colocou e amamos a humanidade que o habita. […] Enquanto a justa ordem da sociedade e do Estado é uma tarefa principal da política, a Igreja não pode nem deve ser deixada de fora na luta pela justiça ”(Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n. 183). (No.14 Carta Pastoral-Celam).

Como Presidente do CELAM, agradeço o grande esforço empreendido pela “Rede Igrejas e Mineração”, para tornar disponivel esta série de rádio, inspirada na Carta Pastoral, convertendo seus principais conteúdos em programas de rádio didáticos e acompanhando-os com um guia prático para seu uso em espaços educacionais ou de reflexão, em comunidades.

Encorajo as diversas instâncias pastorais de nossa Região a usar este valioso material em seu trabalho educativo e evangelizador. Que as vozes das comunidades que buscam alternativas de vida digna sejam ouvidas e bem acolhidas por todos, cristãos e não cristãos, conforme é requerido pela Carta Pastoral do Celam.

Como pastores que acompanham nossos povos, impulsionados pelo Evangelho, pela Doutrina Social da Igreja e pelo Papa Francisco, «não podemos ser indiferentes a suas angústias e sofrimentos, suas lutas e profundas esperanças» (cf. Gaudium et spes, 1).

Dom Miguel Cabrejos Vidarte OFM
Arcebispo Metropolitano de Trujillo
Presidente da Conferência Episcopal Peruana
Presidente do CELAM

Além de poder ouvir e compartilhar os programas, você também tem um libro digital com os roteioros de todos os programas e um guia com sugestões para trabalhar gerando diálogos e debates em cada um dos tópicos abordados.

I.- Uma realidade que nos interpela

Programa 1: NÃO MORRAS, MÃE TERRA!

Modelo econômico, extrativismo e meio ambiente.
O atual modelo econômico coloca em risco a vida das gerações atuais e futuras, levando ao esgotamento das três fontes essenciais para a vida: água, ar e solo.

Programa 2: A ÁGUA É DE TODOS

Impacto das atividades extrativistas no clima e na água.

Clima e água são bens comuns e são direitos fundamentais que estão ameaçados pelo modo de operação de muitas empresas extrativistas. Temos que defender esses bens que nos pertencem.

Programa 3:  CHEGOU A HORA DE DIZER BASTA

Conflitos socioambientais e ação do Estado.

Crescem os conflitos sociais, particularmente os de natureza socioambiental, originados por empresas que, cobertas por contratos de concessão outorgados pelos Estados e sem consulta prévia ou consentimento livre e informado, realizam atividades extrativistas em territórios comunais.

Programa 4: CONSULTA PRÉVIA LIVRE E INFORMADA

Consulta prévia é RESPONSABILIDADE do ESTADO.

Lacunas legais, interesses corruptos e falta de vontade política são fatores cúmplices das injustiças, que colocam muitos grupos humanos em situação de vulnerabilidade. Ameaçando não apenas seu modo de vida, mas sua própria subsistência.

Programa 5: RESIGNAÇÃO OU INDIGNAÇÃO

O compromisso das comunidades.

A organização da comunidade é necessária, para exigir que as empresas realizem suas atividades extrativistas sob padrões ambientais e respeitando os direitos dos habitantes, e que os Estados assumam plenamente sua responsabilidade de proteger os bens naturais e defender os direitos daqueles que vivem no território.

II.- Palavra e Vida

Programa 6:  CUIDEMOS DA CRIAÇÃO

Cuidadores e não donos da Criação.
Nós não somos donos da terra, mas somos chamados a ser seus administradores e custódios. Pois o mandato bíblico de cultivar e guardar a criação significa fazer o mundo crescer de maneira responsável, transformá-lo em um lugar habitável para todos.

Programa 7: SOMOS NATUREZA

Tudo está relacionado.

Os seres humanos somos parte da natureza. Nós não somos seus donos. A criação tem a ver com um projeto do amor de Deus onde cada criatura tem um valor e um significado (LS).

Programa 8: NOSSA CASA COMUM

Trabalhar para o bem comum.

O cuidado da Criação exige que cuidemos e defendamos o planeta Terra, como a casa de tudo o que existe, inclusive os seres humanos. Tudo está interligado.

Programa 9: QUE PLANETA VAMOS DEIXAR PARA NOSSOS FILHOS?

Bem comum e justiça intergeracional.

Cristãos e não-cristãos têm a obrigação de cuidar do futuro do nosso planeta. É justo que as próximas gerações precisem viver em melhores condições do que nós.

Programa 10: OS BENS DA TERRA SÃO COLETIVOS

Cuidar dos bens coletivos e comuns: a TERRA, a água, o clima.

A propriedade privada não é um direito absoluto. Toda forma de propriedade privada tem uma função social.

Programa 11: CUIDEMOS A NATUREZA

Cuidar a biodiversidade.

Tudo está interligado. Se afetamos ou destruímos a biodiversidade, ameaçamos a vida ou a subsistência de tudo. Em prol do progresso ou desenvolvimento, não podemos nos destruir.

Programa 12: TITA MONKY / TITA MACAQUINHA

Em defesa da Amazônia.

A Amazônia, um dos maiores pulmões do planeta, produz 20% da água doce do mundo. É o habitat de muitas comunidades e cidades e tem uma rica biodiversidade. Portanto, deve ser protegida, defendida e cuidada de maneira especial.

Programa 13: AS MORTES DA TECNOCRACIA

O paradigma de tecnocracia.

Muitos acreditam erroneamente que com a tecnologia você pode resolver todos os problemas sociais e ecológicos. A tecnocracia, de mãos dadas com a economia do lucro, coloca a vida do planeta em alto risco.

Programa 14: OURO OU LIMÕES

Participação ativa das comunidades nas decisões sobre projetos.

A participação ativa da comunidade nas decisões sobre projetos de desenvolvimento ou empreendimentos comerciais que afetem sua vida, cultura e territórios é essencial.

Programa 15: A PROMESSA DE DESENVOLVIMENTO

Mudança radical na compreensão e na prática da economia.

Nós temos uma economia que mata. “Temos uma economia que não pensa nas pessoas e muito menos na natureza” (Papa Francisco).

Programa 16: QUEM DECIDE A VIDA DA COMUNIDADE

Tomar decisões bem discernidas.

Para tomar boas decisões sobre vida da comunidade, do seu futuro, da sua saúde, de seu modo de viver, e fundamental o discernimento de todos os atores sociais. Sempre tendo em conta a defesa dos direitos humanos, os direitos da comunidade e os direitos de mãe natureza.

Programa 17: A FELICIDADE NÃO SE COMPRA

Necessidade de uma corajosa revolução cultural.

Precisamos de “uma corajosa revolução cultural”, uma verdadeira conversão ecológica integral que nos leve a compromissos concretos e duradouros em nível pessoal, familiar, local, regional, nacional e internacional.

III.- Fé sem obras é fé morta

Programa 18: OS CRISTÃOS E AS CRISTÃS NÃO SE VENDEM

Vocação Profética dos cristãos.

A ação profética da igreja e de todo cristão é parte essencial de sua missão. Denunciando o que está errado e anunciando as boas novas a favor da vida dos povos.

Programa 19: O CUIDADO DA TERRA COMEÇA EM CASA

Compromissos pessoais urgentes.

Mudar nosso comportamento pessoal e nossos hábitos diários é fundamental. O importante é «começar em casa» e rever o que precisa ser mudado para gerar uma nova cultura de cuidado de vida.

Programa 20: AGORA OU NUNCA

Uma conversão ecológica profunda é urgentemente necessária. É agora ou nunca.
Com a liderança da menina sueca GRETA THUNBERG, um movimento de protesto mundial chamado “Sexta-feira pela mudança climática” começou a tomar forma.
O grito de Greta, tem que abrir nossos ouvidos e corações. O grito das crianças do mundo que dizem Basta da poluição do planeta Terra!, tem que abrir nossos ouvidos, você tem que nos ajudar a mudar nosso estilo de vida.

Programa 21: CUIDEMOS DAS DEFENSORAS E OS DEFENSORES

Cuidar dos cuidadores da Mãe TERRA.

As defensoras e os defensores da natureza são uma esperança e uma razão para aprofundar e fortalecer as lutas em favor da Casa Comum.

Programa 22: BENDITAS AS REDES

Aliança e trabalho em rede.

A defesa e cuidado da Casa Comum não é uma tarefa individual. Isso nos obriga a coordenar, realizar ações comunitárias, construir alianças e redes.

LIVRO DIGITAL da SERIE em formato PDF