Graças à iniciativa da Rede Igrejas e Mineração, a Carta Pastoral do CELAM: Discípulos Missionários Custodios da Casa Comum, está agora apresentada em 22 programas radiofônicos. Uma carta inspirada na Encíclica Laudato Si, que é um apelo urgente para cuidar e defender este planeta Terra que é a criação de Deus.
Os bispos do CELAM dizem: “Pela presente Carta Pastoral, os bispos latino-americanos, em comunhão com o papa Francisco, querem entrar em diálogo com todos acerca da nossa casa comum e, especialmente, sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta”, o que implica «buscar juntos caminhos de libertação que levam à verdadeira sabedoria e a abordagem de respostas integrais”.
O atual Presidente do CELAM, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, nos convida a usar este valioso material didático: «Encorajo as diversas instâncias pastorais de nossa Região a usar este valioso material em seu trabalho educativo e evangelizador. Que as vozes das comunidades que buscam alternativas de vida digna sejam ouvidas e bem acolhidas por todos, cristãos e não cristãos, conforme é requerido pela Carta Pastoral do Celam».
APRESENTAÇÃO DA SÉRIE RADIAL
“CUIDEMOS DA NOSSA CASA COMUM”A série radiofônica “Cuidemos da nossa Casa Comum”, inspirada na Carta Pastoral do CELAM “Discípulos missionários custódios da casa comum: Discernimento à luz da encíclica Laudato Si”, agora apresentada, coloca uma ênfase especial no tema das indústrias extractivas, mas ao mesmo tempo aborda os vários aspectos que correspondem a uma visão global de uma ecologia integral, para uma autêntica conversão ecológica, como um ato de justiça para com a Casa Comum e as gerações futuras.
O Papa Francisco nos diz: “Nós amamos este magnífico planeta onde Deus nos colocou e amamos a humanidade que o habita. […] Enquanto a justa ordem da sociedade e do Estado é uma tarefa principal da política, a Igreja não pode nem deve ser deixada de fora na luta pela justiça ”(Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n. 183). (No.14 Carta Pastoral-Celam).
Como Presidente do CELAM, agradeço o grande esforço empreendido pela “Rede Igrejas e Mineração”, para tornar disponivel esta série de rádio, inspirada na Carta Pastoral, convertendo seus principais conteúdos em programas de rádio didáticos e acompanhando-os com um guia prático para seu uso em espaços educacionais ou de reflexão, em comunidades.
Encorajo as diversas instâncias pastorais de nossa Região a usar este valioso material em seu trabalho educativo e evangelizador. Que as vozes das comunidades que buscam alternativas de vida digna sejam ouvidas e bem acolhidas por todos, cristãos e não cristãos, conforme é requerido pela Carta Pastoral do Celam.
Como pastores que acompanham nossos povos, impulsionados pelo Evangelho, pela Doutrina Social da Igreja e pelo Papa Francisco, «não podemos ser indiferentes a suas angústias e sofrimentos, suas lutas e profundas esperanças» (cf. Gaudium et spes, 1).
Dom Miguel Cabrejos Vidarte OFM
Arcebispo Metropolitano de Trujillo
Presidente da Conferência Episcopal Peruana
Presidente do CELAM
Além de poder ouvir e compartilhar os programas, você também tem um libro digital com os roteioros de todos os programas e um guia com sugestões para trabalhar gerando diálogos e debates em cada um dos tópicos abordados.
I.- Uma realidade que nos interpela
Programa 1: NÃO MORRAS, MÃE TERRA!
Modelo econômico, extrativismo e meio ambiente.
O atual modelo econômico coloca em risco a vida das gerações atuais e futuras, levando ao esgotamento das três fontes essenciais para a vida: água, ar e solo.Programa 2: A ÁGUA É DE TODOS
Impacto das atividades extrativistas no clima e na água.
Clima e água são bens comuns e são direitos fundamentais que estão ameaçados pelo modo de operação de muitas empresas extrativistas. Temos que defender esses bens que nos pertencem.
Programa 3: CHEGOU A HORA DE DIZER BASTA
Conflitos socioambientais e ação do Estado.
Crescem os conflitos sociais, particularmente os de natureza socioambiental, originados por empresas que, cobertas por contratos de concessão outorgados pelos Estados e sem consulta prévia ou consentimento livre e informado, realizam atividades extrativistas em territórios comunais.
Programa 4: CONSULTA PRÉVIA LIVRE E INFORMADA
Consulta prévia é RESPONSABILIDADE do ESTADO.
Lacunas legais, interesses corruptos e falta de vontade política são fatores cúmplices das injustiças, que colocam muitos grupos humanos em situação de vulnerabilidade. Ameaçando não apenas seu modo de vida, mas sua própria subsistência.
Programa 5: RESIGNAÇÃO OU INDIGNAÇÃO
O compromisso das comunidades.
A organização da comunidade é necessária, para exigir que as empresas realizem suas atividades extrativistas sob padrões ambientais e respeitando os direitos dos habitantes, e que os Estados assumam plenamente sua responsabilidade de proteger os bens naturais e defender os direitos daqueles que vivem no território.
II.- Palavra e Vida
Programa 6: CUIDEMOS DA CRIAÇÃO
Cuidadores e não donos da Criação.
Nós não somos donos da terra, mas somos chamados a ser seus administradores e custódios. Pois o mandato bíblico de cultivar e guardar a criação significa fazer o mundo crescer de maneira responsável, transformá-lo em um lugar habitável para todos.Programa 7: SOMOS NATUREZA
Tudo está relacionado.
Os seres humanos somos parte da natureza. Nós não somos seus donos. A criação tem a ver com um projeto do amor de Deus onde cada criatura tem um valor e um significado (LS).
Programa 8: NOSSA CASA COMUM
Trabalhar para o bem comum.
O cuidado da Criação exige que cuidemos e defendamos o planeta Terra, como a casa de tudo o que existe, inclusive os seres humanos. Tudo está interligado.
Programa 9: QUE PLANETA VAMOS DEIXAR PARA NOSSOS FILHOS?
Bem comum e justiça intergeracional.
Cristãos e não-cristãos têm a obrigação de cuidar do futuro do nosso planeta. É justo que as próximas gerações precisem viver em melhores condições do que nós.
Programa 10: OS BENS DA TERRA SÃO COLETIVOS
Cuidar dos bens coletivos e comuns: a TERRA, a água, o clima.
A propriedade privada não é um direito absoluto. Toda forma de propriedade privada tem uma função social.
Programa 11: CUIDEMOS A NATUREZA
Cuidar a biodiversidade.
Tudo está interligado. Se afetamos ou destruímos a biodiversidade, ameaçamos a vida ou a subsistência de tudo. Em prol do progresso ou desenvolvimento, não podemos nos destruir.
Programa 12: TITA MONKY / TITA MACAQUINHA
Em defesa da Amazônia.
A Amazônia, um dos maiores pulmões do planeta, produz 20% da água doce do mundo. É o habitat de muitas comunidades e cidades e tem uma rica biodiversidade. Portanto, deve ser protegida, defendida e cuidada de maneira especial.
Programa 13: AS MORTES DA TECNOCRACIA
O paradigma de tecnocracia.
Muitos acreditam erroneamente que com a tecnologia você pode resolver todos os problemas sociais e ecológicos. A tecnocracia, de mãos dadas com a economia do lucro, coloca a vida do planeta em alto risco.
Programa 14: OURO OU LIMÕES
Participação ativa das comunidades nas decisões sobre projetos.
A participação ativa da comunidade nas decisões sobre projetos de desenvolvimento ou empreendimentos comerciais que afetem sua vida, cultura e territórios é essencial.
Programa 15: A PROMESSA DE DESENVOLVIMENTO
Mudança radical na compreensão e na prática da economia.
Nós temos uma economia que mata. “Temos uma economia que não pensa nas pessoas e muito menos na natureza” (Papa Francisco).
Programa 16: QUEM DECIDE A VIDA DA COMUNIDADE
Tomar decisões bem discernidas.
Para tomar boas decisões sobre vida da comunidade, do seu futuro, da sua saúde, de seu modo de viver, e fundamental o discernimento de todos os atores sociais. Sempre tendo em conta a defesa dos direitos humanos, os direitos da comunidade e os direitos de mãe natureza.
Programa 17: A FELICIDADE NÃO SE COMPRA
Necessidade de uma corajosa revolução cultural.
Precisamos de “uma corajosa revolução cultural”, uma verdadeira conversão ecológica integral que nos leve a compromissos concretos e duradouros em nível pessoal, familiar, local, regional, nacional e internacional.
III.- Fé sem obras é fé morta
Programa 18: OS CRISTÃOS E AS CRISTÃS NÃO SE VENDEM
Vocação Profética dos cristãos.
A ação profética da igreja e de todo cristão é parte essencial de sua missão. Denunciando o que está errado e anunciando as boas novas a favor da vida dos povos.
Programa 19: O CUIDADO DA TERRA COMEÇA EM CASA
Compromissos pessoais urgentes.
Mudar nosso comportamento pessoal e nossos hábitos diários é fundamental. O importante é «começar em casa» e rever o que precisa ser mudado para gerar uma nova cultura de cuidado de vida.
Programa 20: AGORA OU NUNCA
Uma conversão ecológica profunda é urgentemente necessária. É agora ou nunca.
Com a liderança da menina sueca GRETA THUNBERG, um movimento de protesto mundial chamado “Sexta-feira pela mudança climática” começou a tomar forma.
O grito de Greta, tem que abrir nossos ouvidos e corações. O grito das crianças do mundo que dizem Basta da poluição do planeta Terra!, tem que abrir nossos ouvidos, você tem que nos ajudar a mudar nosso estilo de vida.Programa 21: CUIDEMOS DAS DEFENSORAS E OS DEFENSORES
Cuidar dos cuidadores da Mãe TERRA.
As defensoras e os defensores da natureza são uma esperança e uma razão para aprofundar e fortalecer as lutas em favor da Casa Comum.
Programa 22: BENDITAS AS REDES
Aliança e trabalho em rede.
A defesa e cuidado da Casa Comum não é uma tarefa individual. Isso nos obriga a coordenar, realizar ações comunitárias, construir alianças e redes.
LIVRO DIGITAL da SERIE em formato PDF