Monsenhor Bruno-Marie Duffé visitou, abraçou e abençoou a comunidade de Brumadinho, em Brasil. Ele fez isso como representante do Papa Francisco. Sua presença solidária trouxe esperança às vítimas de um dos crimes mais violentos da mineradora Vale, no Estado de Minas Gerais. Também serviu para questionar o atual sistema econômico que promove a mineração contrária aos interesses das pessoas e da natureza.

No vídeo ficam registrados os momentos mais emocionantes desta visita a Brumadinho. O GT de Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Rede Igrejas e Mineração oferecem também os destaques dos dias de seminário sobre mineração em Belo Horizonte (MG).

Na maior parte do filme, o fundo musical é da música “Lamento”, de autoria do bispo auxiliar de Belo Horizonte dom Vicente Ferreira. O Congo de São Benedito também dá o tom de um trecho da produção que remete à esperança, cantando “Ave-Maria e Sua casa cheira”.

O vídeo, além de registrar a visita do representante do Papa Francisco, divulga o trabalho do GT de Mineração da CNBB, junto à Rede Igrejas e Mineração, na denúncia do modelo minerário em curso no Brasil, que favorece a ocorrência de tragédias e crimes socioambientais.

A lente e produção é de Rurian Valentino e som direto de Pedro Faria: